6 dicas para melhorar seu branding pessoal como consultora

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Marcas e empresas trabalham sua imagem e a percepção das pessoas sobre elas, a fim de ter uma identidade única, torna-se referência no ramo e, claro, vender cada vez mais. Agora, o que nem todos sabem é que, assim como as marcas, também devemos nos preocupar com o branding pessoal como forma de se destacar pessoal e profissionalmente.

Esse é um assunto que vem sendo tratado cada dia mais já que, em um mundo corporativo cada vez mais exigente e competitivo, cada detalhe faz a diferença para quem quer sobressair.

Competências técnicas e diplomas estão deixando de ser diferenciais, já que estão mais acessíveis com o avanço da internet. Dessa forma, cresce a busca das empresas por profissionais que tenham, também, habilidades comportamentais adequadas ao cargo e à companhia.

Como consultora de imagem e estilo, é essencial que você busque seu diferencial para conquistar mais e mais clientes. Trabalhar o branding pessoal, no entanto,  é um processo que pode levar bastante tempo. Mas, não desanime, você vai chegar lá!

Para te ajudar, listei 6 dicas importantes sobre como você pode alavancar o seu branding pessoal como uma consultora de imagem e estilo. Assim, você pode conseguir ser referência no que faz e ganhar notoriedade que te renderá cada vez mais clientes. Confira!

1. Estabeleça objetivos para o seu branding pessoal

Para começar, é importante que você saiba onde quer chegar pessoal e/ou profissionalmente. Pense em como quer estar daqui a um, dois ou cinco anos. Você quer ser reconhecida como a melhor consultora de imagem e estilo da sua cidade, estado, ou do Brasil, por exemplo?

Os objetivos são muito pessoais, mas é importante pensar de maneira macro e destrinchar os passos que você precisa dar, e o que precisa conquistar até chegar lá. Lembre-se de que alcançar um objetivo é um processo composto por várias partes menores.

2. Trabalhe seus pontos fracos e fortes

Coloque em um papel seus pontos fortes e o que precisa ser desenvolvido. Pense em maneiras de ressaltar o que tem de melhor e como pode evoluir naquilo que ainda não está muito bom. Aqui, entram tanto habilidades técnicas quanto comportamentais.

Para ser mais assertiva na definição dos seus pontos fortes e fracos, converse com as pessoas e ouça a percepção que elas têm sobre você. Involuntariamente, você já vem construindo seu branding pessoal. Agora, é a hora de tomar as rédeas e usá-lo para alcançar os seus objetivos!

Nesse sentido, conversar com pessoas da sua área, e até amigos, pode ajudar a entender como você é vista, para não ficar presa somente a percepção que tem de si mesma, o que pode ser equivocado.

Esse pode ser um dos tópicos mais difíceis, pois requer que você esteja aberta a ouvir o feedbacks das pessoas e, claro, não ser resistente para considerar melhorar os pontos levantados por elas.

3. Sua aparência e seu comportamento também dizem muito sobre você

Outra dica para construir seu branding pessoal é observar se a sua aparência e o seu comportamento estão alinhados com os objetivos que você traçou e com os pontos fortes que você quer destacar.

Uma consultora de imagem e estilo precisa se vestir de maneira que se sinta confiante, pois isso vai ser percebido por todos, inclusive suas clientes. E criar uma relação de confiança é extremamente importante nessa hora!

Se estiver com dificuldade para encontrar o seu estilo ou se vestir bem no trabalho, você pode buscar ajuda na internet ou mesmo fazer cursos que te ensinem técnicas de visagismo para entender quais são as suas cores, roupas e estilo ideal, de acordo com suas características físicas e sua personalidade. 

Sobre o aspecto comportamental, vai variar de pessoa para pessoa. Mas, no geral, adote uma postura proativa, tenha empatia, escute as pessoas, seja gentil e evite assuntos polêmicos ou que possam gerar discussões e mal estar.

4. Produza conteúdo nas redes sociais

Dicas para branding pessoal

Uma maneira fácil e praticamente sem custos de fortalecer seu branding pessoal é produzir conteúdo nas redes sociais. Você pode até criar um blog para falar sobre suas experiências e percepções.

De maneira geral, é possível compartilhar conteúdo relevante nas redes ou, melhor ainda, criar o seus próprios textos falando sobre algo que viveu ou uma experiência que teve. Além das pessoas gostarem de ouvir histórias umas das outras, você pode ajudá-las com a sua vivência.

Além disso, é importante mostrar que está atualizada e falar sobre tendências, novos produtos e tecnologias, por exemplo.

Essa tática vai te ajudar a engajar clientes e potenciais clientes, além de alcançar cada vez mais pessoas que se interessem pelo que você tem a dizer. Construir uma audiência pode levar tempo, assim como o branding pessoal é uma estratégia de longo prazo. Para começar a atrair seguidores e leitores, você pode oferecer promoções e descontos, por exemplo.

5. Faça conexões com pessoas e empresas

O famoso networking não poderia ficar de fora das dicas para se construir um bom branding pessoal. Você já vai começar a fazer isso quando produzir conteúdo relevante na internet. Mas não esteja presa somente ao mundo online.

Onde for, seja a lazer ou a trabalho, esteja atenta às oportunidades de conhecer pessoas e representantes de marcas e estabelecer uma conexão com elas. O mundo corporativo e os negócios são feitos com base nos relacionamentos e nas parcerias que criamos. Não subestime a ajuda que as pessoas podem te dar para alcançar os seus objetivos!

E não se esqueça: não deixe para procurar as pessoas somente nos momentos em que estiver precisando delas. Mantenha contato, puxe assunto, mostre interesse por ela e por suas atividades. Estabeleça conexões dia a após dia, seja por meio de uma conversa online, um almoço ou um encontro.

6. Mantenha-se atualizada

Renovar-se é fundamental para quem quer construir uma imagem pessoal segura e positiva. Esteja atenta às tendências, seja de moda, comportamento ou até uma rede social nova que surja. Estar antenada ajuda a construir uma percepção de que você é uma pessoa em que se pode confiar, pois além da bagagem e da capacidade técnica, ainda conhece as tendências!

E então, o que achou de minhas dicas de hoje? Se ficou alguma dúvida, mande nos comentários abaixo! 

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