7 dicas para se vestir bem no trabalho

Posted by Nana in 1, Profissional | 0 comments

Muita gente tem dificuldade, ou acha que não dá para se vestir no trabalho, principalmente quando ele exige mais formalidade. Mas é possível, sim, montar looks que te deixem segura mesmo na hora de encarar o batente.

Alguns aspectos devem ser levados em consideração, como o dress code e a sua posição no trabalho, já que cargos de chefia costumam exigir um pouco mais de formalidade, mesmo que a empresa não peça trajes sociais.

Observar como seus colegas de trabalho se vestem também pode ser fundamental, principalmente quando você está chegando na empresa. Para te ajudar a se vestir bem no trabalho, seja ele qual for, separei 7 dicas valiosas. Olha só!

#1. Siga o dress code

O dress code nada mais é do que um código de vestimenta, em que a empresa define como os funcionários devem se vestir. Por exemplo, algumas empresas exigem que seus funcionários usem roupas formais.

Outras não chegam a ser tão formais, mas se os empregados precisam lidar com clientes externos, pede-se que se vistam de maneira mais adequada, usando peças como calça que não seja jeans e sapato fechado. Tem ainda empresas que não têm dress code, permitindo, inclusive, o uso de bermuda.

Seja lá qual for o código adotado pela sua companhia, é muito importante segui-lo a risca. Então, nada de jeans em ambientes formais, por exemplo! E fique tranquila, dá para se vestir bem no trabalho independentemente do dress code da empresa.

#2. Peças coringa vs armário para cada ocasião

Na hora de comprar roupas, você precisa fazer uma importante decisão sobre o seu armário: as peças vão servir tanto para trabalhar quanto para sair, ou você vai reservar um espaço para as roupas adequadas a cada ocasião?

Para quem trabalha em ambientes mais informais, sem dress code, fica mais fácil se vestir bem no trabalho e fora dele usando as mesmas peças. Basta evitar algumas mais curtas, como croppeds – veremos mais à frente!

Mas quem trabalha em empresas que exigem mais formalidade, muitas vezes se vê em um grande dilema, principalmente se roupas sociais não fizerem nada o seu estilo. Por isso, é tão importante definir como vai organizar o seu armário, pois isso facilita na hora de ir às compras.

Se você optar por misturar as roupas para trabalhar e as usadas nos momentos de lazer, o ideal é investir em peças coringa. Provavelmente, você ainda vai ter algumas peças que só usa em uma ou outra ocasião, mas comprando peças versáteis você consegue se vestir bem no trabalho e fora dele.

Por exemplo, uma calça básica de alfaiataria pode ser usada no fim de semana com uma t-shirt colorida e, por que não, uma sandália rasteira. Já aquele vestido social preto básico pode cair bem com um cinto mais informal e uma sapatilha ou sandália aberta sem salto.

Mas, se a opção for por distinguir roupas de trabalhar e roupas de sair, a ida às compras muda completamente. Você pode encontrar as peças certas para cada ocasião em seções ou mesmo lojas diferentes, dependendo do seu estilo e do tipo de roupa que precisa usar no trabalho.

#3. Atenção ao comprimento e ao decote

Dicas para se vestir bem no trabalho

Não importa se a empresa em que você trabalha exige roupas sociais ou não tem dress code. É preciso ter bom senso em qualquer ocasião quando se trata do seu ambiente profissional.

Lembre-se de que a imagem que você passa, o branding pessoal, tem muito valor para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, evite roupas muito curtas, decotes que mostrem demais, peças transparentes ou blusas em que a sua barriga apareça.

#4. Quer se vestir bem no trabalho? Foque na parte de cima

Uma dica para se vestir bem no trabalho que pode ser um pulo do gato é focar na parte cima. É um truque muito simples: dê mais atenção às peças que você vai usar da cintura para cima. Ou seja, blusas e camisas, casacos e, claro, acessórios em geral.

Isso porque, geralmente, as pessoas passam muito tempo sentadas no trabalho. Com isso, o mais comum é que seus colegas vejam você sempre atrás de uma mesa, com a parte de cima em destaque.

Então, principalmente naqueles dias em que a preguiça falar mais alto, mas você não quiser abrir mão de se vestir bem no trabalho, uma dica é caprichar na parte de cima e deixar o restante mais básico: não tem erro!

#5. Invista em acessórios

Os acessórios são peças fundamentais para compor looks e se vestir bem no trabalho. De novo, voltando aos dias em que a gente não está muito inspirada para montar os looks, é possível usar roupas mais básicas, para não errar, e apostar em acessórios para valorizar a produção.

#6. Maquiagem também conta!

Maquiar-se é outro recurso muito importante na hora de se vestir de maneira que se sinta confiante. E, nesse sentindo, também é bom levar em consideração o dress code da sua empresa. Algumas não permitem certas cores de esmalte ou batom vermelho, por exemplo.

Então, fique de olho no estilo que o ambiente do seu trabalho pede e escolha cores e tons que combinem com a sua pele. O ideal é não exagerar. Ainda assim, dá para usar de tudo: sombra, máscara para cílios, blush, batom…

#7. Nos pés, aposte no conforto

No trabalho, você precisa se concentrar e dar o seu melhor, certo? E nada pior do que passar o dia com os pés doendo, seja por estar com um sapato apertado, que faz calo ou machucou alguma parte enquanto você andava.

Por isso, uma dica para se vestir bem no trabalho é apostar no conforto dos seus pés. Isso não deve excluir os saltos do seu armário. Porém, escolha aqueles que não te machuquem. E nos dias em que bater o cansaço, aposte na boa e velha sapatilha básica!

 

E se, meso depois dessas dicas, você ainda tiver dúvidas sobre como se vestir bem no trabalho, ou como passar uma imagem segura e positiva para construir seu branding pessoal, lembre-se que é possível buscar uma consultoria de imagem e estilo para te ajudar! Entre em contato!

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