Saiba tudo sobre como organizar seu guarda-roupas

Posted by Nana in 1, Pessoal | 0 comments

Organizar seu guarda-roupas costuma ser um dos primeiros passos de uma consultoria de imagem e estilo justamente porque ajuda a identificar o que você realmente precisa e o que não te serve mais.

Com isso, você enxerga melhor suas roupas, acessórios e sapatos, consegue montar looks com mais facilidade, o que vai te deixar mais segura na hora de se vestir.

Além disso, ao organizar seu guarda-roupas, aquela velha desculpa de “não tenho o que vestir” tende a ser deixada de lado, pois geralmente essa fala tem por trás um armário desorganizado. Isso sem falar que viver no meio da bagunça pode ser bastante estressante!

Para te ajudar a recuperar aquela sensação de bem-estar ao ver tudo em ordem, separei 5 dicas de como organizar seu guarda-roupas, que podem te ajudar nessa tarefa. Confira a seguir!

1. Reveja suas roupas ao menos uma vez ao ano

Separe pelo menos um dia por ano para organizar suas roupas, acessórios e calçados. Nesse processo, é importante separar os itens em três pilhas: as peças que precisam ir para o lixo, as que vão para a doação, e as que você vai manter no guarda-roupas.

A primeira é composta por aquelas peças que estão muito velhas, desgastadas, manchadas ou até furadas. Na pilha da doação, coloque apenas os itens em bom estado, mas que não te servem mais, não caem bem ou que simplesmente você não usa mais. E não se esqueça: roupas íntimas não devem ser doadas!

Ao organizar seu guarda-roupas, uma dica é colocar em um saquinho limpo e seco as peças que vão para o lixo. Assim, caso alguém encontre e queira ficar, elas vão estar limpinhas. Já a doação pode ser para amigas, igrejas, instituições de caridade… você pode até anunciar as peças na internet e vender para ganhar uma graninha extra!

Agora, as peças que você usa no dia a dia precisam voltar para o guarda-roupas durante a organização. E sabe aquelas que você não usa há muito tempo? Experimente, veja se ainda servem, se te caem bem, e tente criar looks com elas. Se no seu armário não tiverem peças que combinem, talvez seja melhor se desfazer dessas roupas.

Certas cores e estampas podem não combinar muito com o seu estilo ou com o seu tom de pele, por exemplo. Você pode usar técnicas de visagismo ou fazer um curso de Personal Colors para te ajudar a entender quais são as suas cores ideais e evitar aquelas peças que não combinam muito com você.

2. Ao organizar seu guarda-roupas, use cabides iguais

A organização é muito visual, certo? E quando você tem cabides de cores e tamanhos diferentes a sensação pode ser de que está tudo uma bagunça, mesmo sem necessariamente estar. Tente comprar cabides iguais para todas as peças.

Assim, você vai ter uma impressão melhor ao abrir o guarda-roupas, e vai conseguir enxergar as peças com mais facilidade.

Como organizar seu guarda-roupas

3. Use capas protetoras para peças delicadas

Sabe aquele vestido de festa bordado ou de tecido delicado que você quase não usa? Coloque em uma capa protetora para evitar que ele sofra com a ação do tempo ou seja danificado com a movimentação das roupas no dia a dia.

Outra dica para peças delicadas é observar se elas devem mesmo ficar em cabides. Casacos de lã, por exemplo, não podem ser pendurados, pois tendem a ter a fibra danificada, além do risco de puxar fio. Nesse caso, o ideal é colocá-los em saquinhos de tecido e guardar na gaveta quando for organizar seu guarda-roupas.

4. Organize seu guarda-roupas com caixas, cestos e divisórias 

Até agora, falamos apenas da roupas. Mas outros itens como acessórios, sapatos, bolsas, roupas de cama e toalhas costumam dividir espaço no armário. Certifique-se de que cada tipo de item tem um lugar específico na hora de organizar seu guarda-roupas.

Você pode usar caixas e cestos para colocar sapatos, por exemplo. Além disso, use as divisórias do armário para determinar qual vai ser o espaço de cada tipo de coisa. Outra possibilidade é comprar caixas específicas para itens como bijuterias e relógios, para manter a organização.

Também é possível comprar divisórias para gavetas, separando espaços de roupas íntimas e outros acessórios.

5. Separe as roupas por tipos ou cores ao organizar seu guarda-roupas

Na hora de organizar seu guarda-roupas, é importante definir como você prefere que seja feita a divisão dos itens. Duas opções podem ser interessantes: escolher separar as roupas por tipos ou por cores.

Se você tem roupas específicas para cada ocasião, como para sair e para trabalhar, pode fazer a organização do seu guarda-roupas seguindo essa lógica, o que vai te facilitar bastante no dia a dia na hora de escolher o que vestir, por exemplo.

Também é possível separar roupas de calor, roupas de meia estação, de frio e casacos, por exemplo. Ou, se preferir, organize seu guarda-roupas por cores. O ideal, nesse caso, é que você use o método que vá tornar o seu dia a dia mais simples!

E então, o que achou das minhas dicas? Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário para que eu possa te ajudar!

Comentários

comentários