Como ter mais segurança na hora de montar seus looks

Posted by Nana in 1, Pessoal | 0 comments

Para ter autoconfiança, é preciso trabalhar vários aspectos. Um deles é a maneira de se vestir. E montar seus looks de maneira a sentir segurança pode ser mais simples do que imagina.

Não é preciso ter um “corpo perfeito” ou estar no seu peso ideal para se vestir bem. Mas, tenha em mente que é preciso se conhecer: saber o que vai bem com o seu corpo e com a sua personalidade é um dos primeiros passos para acertar no visual.

Apostar em cursos ou consultorias de estilo pode ajudar a encontrar o caminho certo para se sentir bem com seu corpo na hora de se vestir. Mas também existem algumas dicas básicas para ter segurança ao montar seus looks. Confira a seguir 6 importantes passos para conquistar a autoconfiança:

1. Conheça o formato do seu corpo

Olhar-se no espelho e conhecer o seu biotipo já te dá um bom leque de opções para se vestir. E nesse quesito, só uma coisa é certa: não importa seu tipo de corpo, sempre há uma maneira de se vestir bem e se sentir segura! Você só precisa encontrar seu estilo.

Alta, baixa, magra, acima do peso, com corpo oval, triangular… São muitas as formas que um corpo pode ter, e para todas elas existem looks que caem melhor, e outros que nem tanto.

Pessoas altas geralmente não querem acentuar essa característica. Nesse caso, o ideal é evitar roupas curtas e muito justas. Já para quem é baixinha e quer parecer mais alta, uma dica é apostar em looks monocromáticos, saias e calças de cintura alta e comprimento mini, que alongam a silhueta.

No caso do formato do corpo, também há dicas para se sentir confiante, ressaltando o que você tem de mais bonito. Em corpos ovais, calças na altura da cintura e de corte reto podem ajudar. Valorizar o colo também é uma boa ideia. Para isso, invista em decotes em V ou U.

Chamar a atenção para o colo também vai bem para quem tem corpo retangular. Pessoas com esse tipo de corpo podem apostar em peças acinturadas ou cintos para criar a sensação de curva na cintura.

Em corpos triangulares, uma dica é deixar os ombros de fora com blusas no estilo “ciganinha” ou tomara que caia, além de camisas coloridas e com mangas. Mas se o triângulo for invertido, o melhor é apostar na parte de cima mais escura e calças com volume, como pantalonas.

Um dos formatos de corpo mais admirados é o de ampulheta, em que a cintura é bem marcada. Para quem é magra, praticamente qualquer peça cai bem. Já quem tem seios ou quadril grande, o ideal é tentar deixar a proporção harmônica com camisas de gola alta, que disfarçam o tamanho dos seios, ou calças de corte reto, para “diminuir” o quadril.

2. Descubra quais são as suas cores

O primeiro passo para saber quais tons são ideias para a cor da sua pele é entender se a tonalidade dela é amarelada, rosada ou oliva. Nesse aspecto, o objetivo também é ressaltar a beleza natural e evitar acentuar o tom da sua pele, o que pode te deixar pálida, vermelha demais ou acinzentada.

Em peles amareladas, roupas em tons de amarelo, rosa e azul podem trazer equilíbrio. Já as rosadas costumam ser peles mais claras, que ficam bem com rosa, branco, azul e marrom. Para as peles puxadas para o oliva, a dica é apostar em tons mais escuros como azul marinho e preto, ou mais quentes para tirar a palidez, como é o caso do vermelho.

3. Como montar seus looks de acordo com a ocasião

Como montar seus looks com mais segurança

Montar seus looks de acordo com o ambiente e a ocasião dá muito mais segurança. Sentir que as roupas estão inapropriadas, ou que destoam do restante das pessoas pode minar a autoconfiança.

Para ficar à vontade em todas as ocasiões, fique atenta ao convite. Ele costuma dar muitas pistas sobre o estilo do evento. Mesmo se não houver um convite formal, em papel, veja se o evento ou festa é em local aberto ou fechado, se é de dia ou à noite.

Se você for convidada para um churrasco, por exemplo, provavelmente vai encontrar pessoas vestidas casualmente, com shorts, bermudas, vestidos mais leves e sapatos baixos. Já um casamento pede uma produção mais elaborada, incluindo a maquiagem.

4. Tenha peças coringa para montar seus looks

Quem trabalha com moda costuma eleger algumas peças como essenciais no armário de qualquer mulher. Seja lá qual for o estilo, essa seleção é um bom ponto de partida para montar seus looks com mais segurança.

Entre as roupas eleitas essenciais sempre há um bom jeans, vestido preto básico, calça preta, blusa listrada, camisa branca, jaqueta de couro ou blazer preto, além de sapatilha e scarpin em cores neutras.

5. Monte seu look no dia anterior

Acordar cedo e ter que escolher a roupa que vai usar pode ser uma missão difícil para muitas mulheres. Para não correr o risco de errar ao montar seus looks e sentir insegura durante o dia, o ideal é preparar a roupa que vai ser usada no dia anterior, ou até antes disso.

Você pode, por exemplo, separar todos os looks que vai usar durante a semana.

Se não tem certeza que acertou ao montar seus looks, experimente antes de separar as roupas. Escolha também os sapatos e acessórios que combinam. Assim, você assegura que vai se arrumar com mais agilidade e ainda se sentir confiante com as escolhas.

6. Seja você mesma na hora de montar seus looks!

Você pode seguir muitas dicas de como se vestir bem, mas nenhuma delas vai te fazer sentir autoconfiante se você estiver tentando ser alguém que não é. Algumas mulheres fazem o estilo mais despojado, não gostam de usar salto alto, saia ou muita maquiagem. Mesmo assim, é possível montar looks incríveis e que passem segurança.

Mas também existe o contrário, mulheres que não saem de casa sem um salto alto e um batom vermelho caprichado! Nesses casos, também é possível dosar os elementos visuais e fazer com que o look te deixe segura e de acordo com as ocasiões.

Leve em consideração não só quem você é hoje, sua profissão ou posição social, mas pense também em quem você quer ser, onde quer chegar e o que deseja conquistar em sua vida. Se existe algo que você queira mudar, um bom começo é mostrar ao mundo suas aspirações usando técnicas do visagismo.

E isso pode ser feito também através da maneira como você se veste.

E então, o que achou de minhas dicas para encontrar seu look perfeito? Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário!

Comentários

comentários