Cuidar da autoestima somente após o fim do relacionamento?

Posted by Nana in 1, Pessoal | 0 comments

Muitas vezes, quando começamos um relacionamento, deixamos de lado nossas preferências na hora de se vestir, de se maquiar e de se arrumar, de maneira geral, em detrimento dos gostos da outra pessoa. Mas será que isso nos faz bem?

Viver pensando em agradar outra pessoa pode ser bastante desgastante e acabar ofuscando quem realmente somos e o que queremos para as nossas vidas. E, quando esse relacionamento chega ao fim – ou mesmo durante ele -, podemos nos deparar com uma imagem pessoal que não era aquela que queríamos para nós mesmas.

Se você ainda não parou para pensar sobre isso, a ideia desse post é fazer refletir sobre a autoestima atrelada ao relacionamento – o que pode ser bastante polêmico. Para isso, selecionei algumas perguntas que podem ser a chave para descobrir se o seu relacionamento está minando a sua autoestima e autoconfiança.

Quem era você antes do seu relacionamento?

As pessoas mudam conforme o passar do tempo, e isso é comum e natural. A reflexão aqui deve ser sobre como se deu essa mudança. Se você era uma pessoa muito brincalhona e passou a ser mais contida, por exemplo, isso foi por conta do seu amadurecimento pessoal ou porque seu parceiro (a) te exigiu disso, direta ou indiretamente?

Mudar o seu comportamento e o seu jeito de ser por causa de outra pessoa pode não ser saudável para você mesma, pois pode se tornar cansativo forjar uma personalidade tentando agradar outra pessoa.

Se você chegou à conclusão de que vem agindo conforme os gostos e preferências da outra pessoa, talvez seja a hora de rever o seu relacionamento, refletindo se ele está te fazendo bem e se você está feliz consigo mesma, se consegue ser completa mesmo sem a outra pessoa, ou se depende emocionalmente ou financeiramente de alguém para se sentir feliz.

Para sermos felizes, é preciso cultivar sentimentos de satisfação com quem somos, com o que fazemos e como agimos. Esse sentimento não pode estar atrelado a um relacionamento ou a qualquer outro aspecto que não dependa exclusivamente de nós mesmas.

O que gostava de vestir antes do seu relacionamento?

Também é muito comum mudarmos nosso estilo com o passar do tempo, e isso se deve, inclusive, ao nosso amadurecimento, crescimento pessoal e até profissional. Nesse aspecto, cabe também a reflexão sobre como se deu essa mudança: foi natural, porque você quis, achou necessário, ou foi porque outra pessoa impôs?

Em muitos casos, um relacionamento abusivo tem seus primeiros sinais quando o outro passa a exigir que se use um certo tipo de roupa. Isso pode ser sutil, induzindo você a querer mudar para agradar a outra pessoa ou mesmo manter o seu relacionamento.

Porém, os pedidos para trocar de roupa, para usar comprimentos mais longos, evitar decotes ou qualquer outra mudança podem vir acompanhados de agressões psicológicas, verbais, e até mesmo físicas.

Fique atenta a esse tipo de comportamento. Pôr fim a um relacionamento abusivo pode ser muito difícil, principalmente quando você acha que depende daquela pessoa.

Se você identificar esse tipo de comportamento vindo de seu parceiro (a), observe a evolução disso no seu relacionamento e esteja pronta para buscar ajuda se achar necessário. Amigos, parentes e psicólogos podem te ajudar a ter mais clareza sobre o que está acontecendo, sobre o que você sente e o que deve fazer.

Cuidar de você durante o relacionamento

Agora, nem sempre esse é o caso e, muitas vezes, mesmo estando em um relacionamento saudável, deixamos de lado nossas preferências por estarmos acomodadas ou sem tempo, por exemplo. A questão é: como você era antes do seu relacionamento: sentia-se bem quando se arrumava? Usava maquiagem e acessórios?

Pense no que mudou e porque isso aconteceu. Tente resgatar quem você era, ou quem você quer ser daqui pra frente, caso aquela figura não te represente mais. É importante nos mantermos fortes e com a autoestima elevada mesmo quando não precisamos conquistar uma pessoa, ou já estamos em um relacionamento há muito tempo.

Isso porque a imagem que passamos para as pessoas reflete nas nossas relações, na nossa vida profissional e, principalmente, em como agimos, nos colocamos e em como nos sentimos com relação a nós mesmas, mesmo que isso seja implícito, ou seja, nem sempre você associa sua infelicidade ou falta de satisfação em algum aspecto da vida com a sua imagem pessoal.

Se o seu relacionamento terminasse hoje, o que mudaria em você?

E uma última pergunta que gostaria que você refletisse é: se você terminasse o seu relacionamento, você mudaria algo, como a cor dos cabelos, o corte, ou as roupas que usa? Se a resposta for sim, é hora de reverter isso!

Claro que é muito importante identificar os motivos pelos quais você não está se comportando ou se vestindo da maneira como gostaria. Para isso, você vai precisar pensar bastante e até mesmo buscar ajuda profissional como um psicólogo, por exemplo.

Mas, independentemente dos motivos que te levaram a ser ou a se vestir de outra maneira, é necessário rever esse comportamento e concentrar o seu olhar sobre os seus desejos e vontades.

Pode ser que você esteja até em um emprego ou profissão que não seja a que realmente quer só para agradar alguém ou manter seu relacionamento. Pense bem sobre todos esses pontos e coloque no papel o que gostaria de mudar.

O que você gostaria de fazer e não faz por causa do seu relacionamento? Como você quer se vestir? Que tipo de maquiagem ou acessórios acha que combinam com você e tem deixado de usar? Busque estar satisfeita com o seu eu e elevar sua autoconfiança hoje mesmo!

Se achar necessário, busque ajuda de uma consultoria de imagem e estilo para entender qual é a melhor maquiagem para o seu tom de pele, quais roupas combinam mais com você e como passar uma imagem segura e positiva que te deixe feliz e eleve a sua autoestima!

Até a próxima!

Comentários

comentários