Modelo de óculos certo para meu rosto: como descobrir

Posted by Nana in 1, Pessoal, Visagismo | 0 comments

Você já deve ter reparado que um modelo de óculos que fica bom em uma amiga ou pessoa famosa nem sempre cai bem você, certo? Isso acontece porque temos formatos de rosto diferentes, que harmonizam com determinados tipos de armação.

O que também pode interferir nessa escolha é a cor do modelo de óculos que você escolheu. Pode ser interessante usar armações coloridas, de acordo com a sua paleta de cores pessoais, por exemplo. Ou então, o ideal pode ser optar por aquelas mais discretas para dar destaque ao que você tem de mais bonito no rosto.

Parece difícil escolher o modelo de óculos certo para o seu rosto? Calma, porque essa é uma tarefa mais simples do que você pode imaginar. Para te ajudar, listei algumas dicas que você confere a seguir. E aqui vai uma bônus: não deixe de experimentar antes de comprar!

1. Conheça o formato do seu rosto

O primeiro passo para escolher o modelo de óculos certo é identificar o seu formato de rosto. Ele pode ser oval, quadrado, redondo, em forma de triângulo ou triângulo invertido, por exemplo.

Então, escolha o modelo de óculos que torne seus traços mais harmoniosos. Se você tem testa larga, por exemplo, investir em um acessório muito grande ou bruto pode acentuar essa característica.

Outros pontos do seu rosto também são importantes, como veremos a seguir. No entanto, o formato costuma ser o item mais chamativo e, por isso, é considerado um dos mais relevantes.

Quem tem rosto oval, por exemplo, tem a vantagem de ficar bem com praticamente qualquer modelo de óculos. É bom evitar apenas aqueles que repetem o formato da parte de baixo da face.

Agora, se o seu rosto é redondo, o ideal é evitar modelos de óculos com esse formato. Opte por aqueles mais retangulares ou quadrados.

Já quem tem rosto quadrado e com traços mais marcados deve tentar harmonizar a face óculos de cantos retangulares ou arredondados. Um exemplo de modelo que costuma cair bem é o de gatinho.

No caso do rosto triangular, uma maneira de harmonizar a face é apostando em armações ovais, redondas ou estreitas. Também pode ser interessante um modelo de óculos mais chamativo ou em cores contrastantes.

Por fim, quem tem rosto em triângulo invertido pode ficar bem com modelos mais finos e retangulares, que dão a impressão de que o maxilar é maior. Ah, e é bom evitar armações que cubram a maçã do rosto.

2. Observe outras características do seu rosto

Para escolher o modelo de óculos ideal, fique de olho também nos olhos, eles podem ser mais afastados ou mais aproximados, o que pode interferir na escolha do modelo de óculos ideal.

Até mesmo o formato do seu nariz pode ajudar a escolher o modelo de óculos perfeito. Isso porque ele pode ser pequeno, grande, largo ou baixo. De acordo com o acessório escolhido, você pode valorizar ou suavizar essa característica.

Além disso, é importante verificar se os óculos estão assentados corretamente no septo nasal, pois isso interfere no conforto na hora de usar o acessório.

Observe ainda os seus traços do rosto, que podem ser mais delicados, marcantes, redondos ou cheios de ângulos. 

Olhe-se bem no espelho e busque conhecer as formas do seu corpo, pois isso ajuda na hora de escolher acessórios, como óculos, e até mesmo corte de cabelo ou as suas roupas.

modelo de óculos

3. Leve em consideração seu estilo de vida

O estilo deve ser sempre levado em consideração, principalmente na hora de escolher um modelo de óculos. Se você faz o tipo mais clássico ou básico, o ideal é investir em acessórios atemporais, como os aviadores ou redondos, sempre levando em consideração o que cai melhor em você, claro.

Agora, se você é mais ousada ou fashion, vale a pena investir em modelos de óculos com armações diferenciadas, como as de gatinho, ou ainda coloridas.

Ah, e não se esqueça de pensar se o modelo de óculos escolhido vai combinar com os seus looks e produções do dia a dia. Esse tipo de acessório não costuma ser muito barato. Então, invista em um modelo que seja versátil.

4. Cabelos também interferem na escolha do modelo de óculos

Outro fator a ser levado em consideração na hora de comprar um óculos é o seu cabelo. Se você tem franja, por exemplo, saiba que o ideal é que o acessório não cubra essa parte das madeixas.

Agora, quanto às cores, quem tem cabelos castanhos pode apostar, basicamente, em qualquer cor de armação, já que o tom é mais neutro. 

Já as loiras podem apostar em armações escuras para dar um contraste com o tom do cabelo, ou ainda apostar em detalhes em tons que combinam, como dourado.

E se você é ruiva, pode ainda brincar com o tom do cabelo e escolher um modelo de óculos vermelho ou vinho. Aqueles em preto também podem dar um destaque interessante.

E então, o que achou das minhas dicas para escolher seu óculos ideal? Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário!

Comentários

comentários