O armário cápsula e tudo que você precisa saber sobre ele

Posted by Nana in 1, Imagem | 0 comments

Compras roupas, sapatos e acessórios novos costuma ser muito prazeroso. Mas como tudo em excesso é ruim, com o ato de comprar não poderia ser diferente. Para evitar a ansiedade de ter sempre algo novo no guarda-roupas, economizar dinheiro e aprender a viver com menos, uma boa solução é o armário cápsula.

Ele surgiu na década de 1970 com Susie Faux, dona de uma loja britânica feminina. O conceito é bem simples e todo mundo pode aderir! Basicamente, para ter um armário cápsula você vai precisar selecionar algumas peças do guarda-roupas para um usar durante a estação. São roupas, acessórios e sapatos que podem ser novos ou de outras coleções, por exemplo.

O segrego do armário cápsula está justamente na seleção dessas peças, que devem formar o maior número de combinações entre si, para que você consiga aproveitar tudo o que está no armário durante a estação.

Além de incentivar que você faça menos compras e consiga enxergar que não precisa de tanto para se vestir bem, o armário cápsula também é uma ótima opção para quem tem o dia a dia corrido, como é o caso da maioria de nós.

Tendo combinações pré-definidas de acordo com as ocasiões, fica fácil decidir o que vestir ao acordar. Você pode criar looks para o trabalho, para um almoço, para uma reunião ou mesmo para ir ao cinema.

Gostou da ideia é quer saber mais sobre como ter um armário cápsula? Confira as dicas a seguir e coloque em prática hoje mesmo!

Como montar um armário cápsula?

Para começar, pense na estação do ano em que estamos e de que tipo de roupa você precisa ou gostaria de ter ou usar. Depois, olhe para as peças que já tem e separe aquelas que achar que combinam com a época e são mais adequadas para as temperaturas previstas.

É muito provável que você consiga aproveitar bastante peças que já tem, principalmente aquelas básicas, como uma boa calça jeans, uma camisa branca básica ou uma sapatilha preta clássica.

Esses itens básicos são essenciais em um armário cápsula, pois facilitam a combinação entre outras peças mais ousadas, com cores fortes ou estampas chamativas e que tenham tudo a ver com a tendência para a estação.

Isso não quer dizer que você só vá separar as peças lisas do seu armário que combinem com a estação. Existem estampas que são clássicas e atemporais, ou que mesmo sendo de uma coleção passada, ainda combina com a atual.

Tudo sobre o Armário Cápsula

Depois de separar as suas peças, é hora de listar aqueles itens desejo da estação, e que você quer muito ter. Para ter um armário cápsula, você não precisa abrir mão de fazer compras, mas elas certamente passarão a acontecer com menor frequência, de preferência só nas viradas de estação.

Vale lembrar da importância das peças combinarem entre si, a fim de formar a maior quantidade de looks possível. Por exemplo, com uma blusa branca você pode montar um visual mais sóbrio para o trabalho, ou combinar com uma parte de baixo estampada para os momentos de lazer.

Essa mesma peça estampada pode ser usada com outras partes de cima e servir, também, para trabalhar, por exemplo. A ideia é pensar na versatilidade das peças que você vai escolher para o armário cápsula.

Essa é uma maneira de minimizar, ou mesmo acabar com aquela sensação de abrir o guarda-roupas e achar que não tem nada para vestir. Além disso, o desejo por adquirir novas roupas também tende a diminuir.

Contar com uma consultoria de imagem e estilo pode te ajudar a montar um armário cápsula. Um profissional levará em consideração a sua personalidade, sua rotina e preferências na hora de fazer as combinações, o que pode facilitar e ainda trazer insights sobre como se vestir bem e se sentir segura.

Quantas peças um armário cápsula deve ter?

A quantidade de itens em um armário cápsula vai variar de acordo com as suas necessidades, estilo de vida e preferências.

Quem tem muitas atividades distintas e precisa montar looks variados, provavelmente vai ter mais peças no armário cápsula.

Você pode ter 15, 20, 30 ou até 50 peças em um armário cápsula. Mas o ideal mesmo é que ele tenha em torno de 30 itens entre partes de baixo, de cima, casacos, sapatos, bolsas, cintos, lenços e outros acessórios.

E então, o que você acha deste desafio? Será que você é capaz de viver com um armário cápsula? Se ficou qualquer dúvida, escreva para mim pelos comentários. Terei o maior prazer em lhe ajudar! 

Comentários

comentários