O valor de uma imagem pessoal segura e positiva

Posted by Nana in 1, Profissional | 0 comments

Com certeza você sabe da importância do marketing para ajudar as empresas, grande ou pequenas, a construir uma imagem forte, segura e positiva, criar uma reputação sólida, ajudar a marca a crescer e, claro, vender mais. Mas você sabia que tudo isso pode ser aplicado em sua vida pessoal, te ajudando até mesmo a crescer profissionalmente?

Passar uma imagem pessoal segura e positiva é uma das etapas para ter sucesso com o branding pessoal, ou seja, a construção da sua própria imagem.

E não confunda: para construir uma marca pessoal forte você não precisa se vender o tempo inteiro, pois não se trata de uma publicidade, e sim de como as pessoas naturalmente te percebem.

O valor de uma imagem pessoal segura e positiva pode aparecer em muitos momentos da sua vida. Na hora de escolher um membro da equipe para promover, por exemplo, seu líder certamente vai levar em consideração não só o resultado que você entrega, mas também como você se apresenta.

Esse é só um exemplo de como investir no branding pessoal pode mudar a sua vida. Confira algumas dicas para descobrir em quais pontos trabalhar para ter uma imagem pessoal segura e positiva e, depois, como agir para, enfim, construir seu branding pessoal.

Como saber o que melhorar para ter uma imagem pessoal segura e positiva?

Você pode perceber que precisa avançar em alguns aspectos para ter sucesso profissional, ou simplesmente melhorar sua vida pessoal. Mas nem sempre consegue perceber sozinho quais são esses pontos, ou como fazer para melhora-lhos.

Comece conversando com amigos e familiares, fazendo perguntas do tipo “quais são meus pontos fortes e em que preciso melhorar?“, ou ainda “para que você pediria a minha ajuda?“. Com base nessas respostas, você já vai ter algum material para trabalhar.

Imagem pessoal

Vista-se de acordo com a posição que quer ocupar, profissional ou pessoalmente

Não é preciso usar roupas e acessórios caros para se vestir de maneira segura e positiva. Mas alguns ajustes no seu visual podem ajudar na construção da sua imagem.

No trabalho, por exemplo, se você almeja um cargo de coordenação ou gerência, observe como esses gestores se vestem e se comportam na sua empresa, e tente se apresentar de maneira semelhante.

Na vida pessoal, se você quer passar uma imagem mais receptiva ou menos agressiva, também é possível começar essa mudança de percepção através da maneira como se veste. Aqui, serve a mesma dica: espelhe-se em quem você acredita ser um bom exemplo de quem quer ser.

Caso tenha dificuldades, pode procurar uma consultoria de imagem, ou cursos que te auxiliem.

Não deixe de lado a sua personalidade

O tópico anterior pode parecer um pouco radical. A verdade é que você não precisa “copiar” ninguém, e nem abrir mão de quem realmente é para passar a imagem que deseja.

Valorize o que você tem de melhor e busque inspiração em outras pessoas que te sirvam de referência. Mas nunca abra mão de quem você é.

Na hora de se vestir, por exemplo, é possível encontrar as cores certas para cada tom de pele através de técnicas de visagismo. Assim, você consegue passar uma imagem pessoal segura e positiva, usando elementos que combinam com você e com a sua personalidade.

Mostrar-se é outro caminho para passar uma imagem pessoal segura e positiva

Quando falo em se mostrar, há várias maneiras de fazer isso, e não são nada difíceis. Uma tendência nas empresas atualmente é o marketing de conteúdo, que foca na produção de conteúdo útil para o público, como parte da construção da imagem da marca.

Você pode fazer o mesmo com a sua imagem pessoal. Nesse caso, o marketing de conteúdo pode ser através das redes sociais. Aqui, também vale ficar de olho em como as pessoas que te inspiram agem online. Uma ideia é falar de assuntos interessantes que sejam relacionados a sua profissão no LinkedIn.

Certos comentários e fotos também podem ser evitadas ou substituídas por outras que passem uma imagem pessoal mais segura e positiva do que antes.

Mostrar-se também a ver com o networking que você faz. Seja agradável no ambiente de trabalho, cumprimente as pessoas, almoce com colegas de trabalho, evite comentários maldosos sobre os outros, e não se esqueça dos momentos fora do horário do expediente: participe de happy hours e encontros marcados fora do trabalho.

Aja como líder

Mesmo que você não ocupe uma posição de liderança, é importante que seus colegas e superiores te vejam como uma referência no time. Claro que você não vai passar por cima das decisões do seu chefe, ou dar ordens aos outros membros da equipe, mas pequenas atitudes podem te ajudar a se tornar uma peça central.

Uma delas está ligada à resolução de problemas. Esteja pronto para ajudar a equipe na hora que algo der errado. Contribua com ideias e ofereça ajuda no que for possível. Mostrar-se disponível é fundamental nessa hora.

Ser proativo também é uma maneira de passar uma imagem pessoal segura e positiva. Não espere os problemas acontecerem para resolver. Se estiver vendo que algo pode dar errado mais à frente, comunique aos seus superiores e coloque-se à disposição para solucionar o que for preciso.

Outra é dica é sempre tentar ser positivo, seja quanto ao trabalho ou quanto às pessoas. É comum ouvir muitas reclamações no ambiente corporativo. Mas essa não é uma postura esperada de um líder.

Embora conheça os problemas da companhia ou de seus colegas, evite criticá-los. E se alguém vier indagá-lo sobre esses assuntos, tente mostrar o ponto de vista positivo.

E então, o que achou das dicas que eu trouxe sobre imagem pessoal? Conte sua opinião pelos comentários!

Comentários

comentários