Por que falar em Consumo Consciente é tão importante nos dias de hoje?

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Você já deve ter ouvido falar em consumo consciente, ou ainda no termo “moda consciente”, mas será que você sabe realmente o que isso significa?

Para algumas pessoas, o consumo consciente pode estar relacionado à compra de produtos naturais ou orgânicos, por exemplo. Mas não é bem isso.

Na verdade, o consumo consciente está relacionado ao conhecimento do comprador quanto ao processo de fabricação daquele produto. Quer ver um exemplo? Quando você compra uma blusinha, verifica do que ela é feita ou onde foi fabricada?

Essas são informações que ficam expostas nas etiquetas de praticamente todos os produtos comercializados no Brasil. Mas existem ainda alguns pontos que não são informados – e é aí que mora o perigo.

Sem saber de onde veio a matéria-prima para a fabricação daquele produto, ou ainda que pessoas foram as responsáveis por fazê-los, muitas vezes financiamos práticas como o trabalho escravo, sem nem ao menos percebermos.

Grandes marcas já foram envolvidas em escândalos desse tipo. No geral, elas alegam ter terceirizado o processo de fabricação e, então, tais prestadoras teriam infringido leis trabalhistas, ou até mesmo a ética da própria marca.

O fato é que, por mais que tentem reverter essa situação, não só as marcas estão sujeitas a essa prática, como também nós, consumidores. No entanto, quando começamos a tomar consciência sobre o que consumimos, fica mais fácil não cair nesse tipo de erro.

Consumo consciente: em quais materiais investir?

Quando o assunto é consumo consciente não existe exatamente um certo e um errado. O importante mesmo é você estar ciente das escolhas que está fazendo.

Por exemplo, algumas pessoas não se importam em consumir produtos feitos de couro, como bolsas e sapatos. Já outras não admitem a exploração de animais para a fabricação de artigos de moda.

Na onda do consumo consciente, algumas marcas importantes já anunciaram o processo de transição para que, futuramente, deixem de usar qualquer pele de animal. Entre as grifes estão a da ex-Spice Girl Victoria Beckham e a renomada Chanel, que anunciaram a extinção de pele de animais exóticos em suas coleções.

Outras marcas foram mais radicais e já aboliram o couro da fabricação dos seus produtos, como é o caso da Michael Kors, da Versace e da Gucci, por exemplo.

Com a tecnologia, muitas soluções apresentam aspectos semelhantes ao couro, incluindo a durabilidade. Além disso, os pelos, como aqueles usados em casacos de pele, já são facilmente reproduzidos por material sintético.

Consumo ConscienteMas, claro, há quem não veja importância nesse tipo de consumo. Contudo, é muito importante saber de onde veio o material e como ele foi extraído.

No Peru, por exemplo, muitas famílias ainda vivem da criação e da venda de produtos derivados de alpacas, lhamas e vicunhas. A lã extraída desses animais tende a ser mais macia do que a de ovelha, o que aumenta a procura dos turistas que visitam a região.

Por se tratar de uma economia de subsistência, é mais fácil saber de onde veio o material e, em muitos casos, até mesmo conhecer a pessoa que fabricou um cachecol ou uma manta que você queira comprar no Peru.

Mas em outros locais a realidade pode ser bem diferente. Basta ir a uma grande loja de roupas e tentar descobrir de onde veio uma peça. Quem produziu e de onde foi extraída a matéria-prima para ter certeza de que esse é um grande desafio.

Como colocar em prática o consumo consciente?

Existem algumas maneiras de começar a colocar em prática o consumo consciente. Uma delas é conhecendo algumas marcas que apostam nessa tendência.

Um exemplo é a inglesa Lush. A marca de cosméticos vende produtos naturais, veganos e que não são testados em animais. Além disso, em cada embalagem é possível ver o nome da pessoa que fabricou aquele produto.

No Brasil, a marca Yes I Am aposta em materiais sustentáveis. Para dar transparência, seu site lista as pessoas envolvidas na cadeia produtiva. A aposta da marca é em peças básicas, justamente para fomentar o “slow fashion”. Esta também é uma forma de aderir ao consumo consciente.

Caso você tenha dificuldade em encontrar marcas que se preocupam com o consumo consciente, ou não possa investir nesse tipo de produto, uma das formas é exatamente tomar cuidado com o que compra.

Evitar desperdícios, compras desnecessárias ou peças repetidas no armário também são maneiras de aderir ao consumo consciente. Aliás, uma boa ideia pode ser investindo em um armário em cápsula, como já falamos aqui no blog!

E então, o que você acha desta onda mundial? Deixe sua opinião nos comentários!

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