Qual a maquiagem certa para meu tipo de pele

Posted by Nana in 1, Profissional | 0 comments

Saber qual é o seu tipo de pele e qual é a tonalidade dela são os primeiros passos para escolher a maquiagem ideal em termos de textura e de cor. Isso evita que você saia de casa com a make craquelada ou com o rosto brilhando demais, como se estivesse molhado.

Já falei aqui no blog sobre as melhores cores de maquiagem para cada tom de pele. Agora, vou te apresentar cada tipo de pele e mostrar qual é a maquiagem ideal para cada um deles.

Mas, antes de começar, é importante lembrar que a sua pele precisa de cuidados especiais, e é recomendado sempre buscar um dermatologista para indicar o tratamento adequado.

Aqui, vou falar apenas sobre como atenuar os aspectos negativos de cada tipo de pele com maquiagem, e não sobre como resolver definitivamente o problema, ok? Então, vamos às dicas!

Quais são os tipos de pele?

Basicamente, os tipos de pele se baseiam no quanto elas são oleosas, e em qual parte do rosto esse sebo se concentra. Sendo assim, são quatro os tipos de pele: secas, mistas, oleosas e normais.

As peles secas, como o próprio nome sugere, têm pouca oleosidade e costumam ser mais opacas, com pouco viço. Elas ficam ressecadas com mais facilidade, o que pode resultar em uma maquiagem craquelada dependendo do produto escolhido e do tratamento dado à pele.

Peles secas costumam exigir mais cuidados do que as demais, pois têm tendência a serem sensíveis e a ficarem irritadas com facilidade.

Quanto às peles mistas, costumam ser secas em algumas partes e oleosas em outras, como na zona T, que engloba testa, nariz e queixo. O grande desafio na hora de escolher a maquiagem ideal para esse tipo de pele é encontrar um produto que esteja no meio do caminho, servindo tanto para as áreas secas quanto para as oleosas.

Já as peles oleosas têm mais concentração de sebo. Elas requerem cuidados especiais, pois a oleosidade ajuda na formação de cravos e espinhas. Se houver uma quantidade maior de imperfeições, a tendência é a pessoa querer usar maquiagens mais encorpadas para esconder melhor, o que pode agravar o problema, pois são produtos, geralmente, mais oleosos.

Nas peles normais, há o equilíbrio na produção de oleosidade. Esse é o tipo de pele mais desejado, mas não muito comum em pessoas adultas. Para se ter uma ideia, crianças costumam ter pele normal. Com a chegada da adolescência, as mudanças hormonais tendem a interferir e mudar as características da pele.

Qual é a maquiagem ideal para cada tipo de pele?

Maquiagem para cada tipo de pele

Como têm características diferentes, o ideal é escolher produtos com a textura certa para cada tipo de pele. A ideia é sempre buscar o equilíbrio da oleosidade, atenuando os aspectos negativos de cada tipo de pele, dando mais segurança na hora de compor o visual!

Pele seca

Alguns cuidados são essenciais para quem tem pele seca. Usar hidrante é um deles. Você pode até passar antes de aplicar a maquiagem, o que ajuda a evitar o ressecamento ao longo do dia, já que estamos falando de um tipo de pele que pode sofrer com fatores externos como ar condicionado e poluição.

Se estiver com o ressecamento acentuado, o uso do primer também é muito recomendado para uniformizar a textura da pele e manter ela intacta por mais tempo.

Outra dica para quando a pele estiver seca demais é usar bases líquidas, que penetram e espalham melhor, dando menos destaque até às partes craqueladas, se for o caso. Se a pele não estiver tão seca assim, dá para usar bases mais encorpadas.

No preparo da pele, usar produtos perolados ou com textura mais oleosa e brilhante também pode ajudar a disfarçar o ressecamento. O ideal é evitar produtos em pó. Por isso, o mais recomendado é apostar até em sombras e blushes líquidos ou em creme.

Agora, se você não quiser abrir mão do pó compacto, principalmente para dar um toque final, o ideal é investir em um produto mineral, que não resseca a pele e pode até ajudar na hidratação.

Para o dia a dia ou quando quiser uma maquiagem mais natural, é possível usar um BB cream, que costuma ter como função hidratar a pele. Na hora da compra, opte por um que tenha textura mais fluida. Outra vantagem desse tipo de produto é que costuma vir com fator de proteção solar (FPS).

Pele mista

O importante para esse tipo de pele é tentar equilibrar a oleosidade. Fique de olho nas recomendações para peles secas e para peles mistas e aplique as dicas que se adequam à textura de cada parte da sua pele.

No geral, o ideal são bases mais secas, que fiquem no meio termo entre textura liquida e encorpada. Como a oleosidade tende a se concentrar na zona T, o recomendado é só usar pó compacto nessa região, a menos que seja um produto mineral, como citei no tópico anterior.

Observe o quão secas são as demais áreas. Se forem muito ressecadas, aposte em sombras e blushes líquidos ou cremosos. Caso o ressecamento esteja controlado, dá para usar produtos em pó.

Pele oleosa

Um dos maiores problemas na hora de maquiar esse tipo de pele é que a duração costuma ser menor, uma vez que a concentração de sebo dificulta a fixação da make. O uso do primer é recomendado para todos os tipos de pele mas, para as oleosas, pode ser ainda mais por conta disso.

O pulo do gato na fixação da maquiagem, principalmente para quem tem pele oleosa, é passar um pouquinho de pó compacto antes mesmo de aplicar a base. Isso ajuda a segurar as outras camadas por mais tempo.

Quanto à base, o ideal é apostar nas mais finas, que não costumam ter óleo na composição (oil free). Produtos mais encorpados tendem a ser mais oleosos, ou terem textura mais brilhante, o que pode acentuar essa característica da pele, em vez de amenizar.

Outra dica de base é aquelas que são em pó, já que costumam ter textura opaca. Como a pele já é oleosa, não vai ficar totalmente sem brilho. Blushes e sombras também podem ser usadas em pó sem problemas.

E não é porque a pele é oleosa que não precisa de hidratação! Na verdade, todo tipo de pele necessita de hidrante. Claro que sempre com a indicação certa. No caso das peles oleosas, os produtos ideais são aqueles com efeito mate, ou seja, opaco.

Para quem quer controlar o excesso de brilho durante o dia, o ideal é andar com o pó compacto na bolsa e reaplicar durante o dia.

Pele normal

A pele normal é uma das mais fáceis de lidar em termos de maquiagem. Isso porque já tem o equilíbrio da oleosidade. E como não tem tendência a manchas ou à acne, pode ser ideal apostar em bases com textura mais leve e natural.

No restante do rosto, a escolha entre produtos em pó ou em creme vai depender do gosto pessoal, já que ambos podem cair bem. Blushes e sombras podem ser aplicados sem medo em diferentes texturas, de acordo com o acabamento desejado.

E então, gostou das minhas dicas? Se ficou com alguma dúvida, entre em contato!

Comentários

comentários