Tudo o que você precisa saber sobre visagismo

Posted by Nana in 1, Visagismo | 0 comments

Você sabia que mudar o corte de cabelo ou a maneira de se vestir requer conhecimento não só de características físicas, como também da personalidade e até da profissão? E é exatamente para isso que serve o visagismo: estudar cada pessoa e chegar a um estilo ideal personalizado e único

É por isso que, muitas vezes, o corte de cabelo daquela famosa não cai bem em você, ou você experimenta uma roupa que está super na moda mas não sente bem com ela, ou simplesmente acha que não caiu bem. E aquele batom que fica lindo na sua amiga e você até comprou um igual, mas não fica tão legal assim em você…

Assim como cada pessoa tem seus traços e temperamentos, não é possível padronizar um maneira de se vestir ou agir. Isso passa, inclusive, pelo jeito como você deseja que as pessoas percebam você, o que ajuda a criar uma imagem segura e positiva, que pode alavancar tanto a sua pessoal quanto a profissional. 

Parece mágica? O visagismo consiste em algumas técnicas que profissionais treinados estão aptos a aplicar, como deveria ser o caso de todas as consultoras de imagem e estilo, além de profissionais de beleza. A seguir, conheça mais e descubra o que é visagismo para saber como ele pode ser aplicado e, claro, ficar de olho na próxima vez que for consultar um profissional!

O que é visagismo?

O visagismo não é uma técnica tão antiga. Surgiu no século passado (de cada de 1930) com o francês Fernand Aubry. O termo deriva da palavra francesa visage, que quer dizer face. 

A ideia central do visagismo é criar uma imagem personalizada e única, baseando-se tanto em características físicas quanto comportamentais de cada um.

No Brasil, o visagismo desembarcou com o lançamento do livro Visagismo – Harmonia e Estética, Philip Hallawell. Desde então, vem crescendo e se tornando mais comum entre os profissionais de beleza e estilo, como consultoras e cabeleireiros, por exemplo.

Ele ajuda na construção da imagem pessoal e profissional, sendo peça-chave para quem quer trabalhar o branding pessoal. Para isso, busca ressaltar o que a pessoa tem de melhor, tanto por dentro quanto por fora, e disfarçar aqueles pontos não tão bons assim, sejam eles também físicos ou comportamentais.

Como funciona o visagismo?

O que é Visagismo

Para aplicar as técnicas de visagismo, é preciso que o profissional faça um estudo aprofundado sobre o dia a dia da pessoa, suas expectativas, relação com seu eu, imagem e mensagem que deseja transmitir para as pessoas com o seu visual, comportamento, temperamento, formato do rosto e do corpo, entre outras características pessoais.

Para isso, é preciso ter sensibilidade para entender e ouvir o que o outro tem a dizer, além de uma percepção aguçada e boa dose de conhecimento para aplicar as técnicas da maneira mais adequada, deixando o cliente feliz com a imagem que foi criada especialmente para ele. Ou seja, todo o trabalho será em vão se a pessoa não se reconhecer naquele visual exclusivo que foi elaborado.

Como aplicar técnicas de visagismo ao visual? 

As técnicas de visagismo podem ser aplicadas de diversas maneiras como no jeito de se vestir, no corte de cabelo ideal, e até na hora de escolher a maquiagem que mais combina com o tom de pele.

A complexidade do visagismo está exatamente no fato de termos muitas características físicas. E quando é preciso levar em consideração também o comportamento, a lista de itens a se observar aumenta exponencialmente! 

Por isso mesmo, você pode buscar autoconhecimento e tentar aplicar técnicas de visagismo para escolher o melhor penteado de acordo com o formato do seu rosto, ou até as melhores peças de roupa para o formato do seu corpo. Mas, o ideal mesmo, é buscar ajuda profissional.

Você pode tanto encontrar uma consultora especializada, como também fazer cursos como um de personal colors, um que te ajude a entender as cores ideias de maquiagem para sua pele, ou até mesmo um curso de visagismo!

Toda ajuda é bem-vinda quando queremos ou precisamos trabalhar nossa imagem e fazer branding pessoal, mas tome cuidado para não se deixar levar por conselhos de pessoas que não tenham conhecimento suficiente sobre visagismo, pois os resultados podem ser justamente o contrário do que você espera.

Gostou das dicas? Então continue acompanhando meu Blog para conferir mais artigos como este. Até a próxima!

Comentários

comentários