Consultoria de Imagem X Consultoria de Estilo

Posted by Nana in 1, Profissional | 0 comments

Muita gente quer contratar uma consultoria para ajudar a se vestir a se maquiar, e até mesmo a se comportar ou encontrar o seu estilo, mas não sabe exatamente o que procurar. Por exemplo, você sabe qual é a diferença entre consultoria de imagem e consultoria de estilo?

Eu já falei aqui no blog sobre as características das consultorias de imagem e de moda. Agora, vou te explicar qual é a diferença entre consultoria de imagem de consultoria de estilo.

Assim, não vai ter erro: você vai saber exatamente qual profissional deve ser procurado na hora de fazer a mudança que precisa na sua vida e na sua imagem. Confira!

Consultoria de imagem é diferente de consultoria de estilo?

Para matar logo a curiosidade, os dois serviços são sim diferentes. Pode até parecer um pouco confuso. Afinal, é comum encontrar ofertas de consultorias de imagem e estilo. Ou seja, os dois ao mesmo tempo!

Isso acontece, basicamente, porque imagem e estilo são complementares, sobretudo para quem quer trabalhar o branding pessoal, por exemplo.

Aplicando técnicas como visagismo para construir uma imagem e encontrar o estilo ideal, é possível aprimorar aspectos da vida pessoal e profissional. É que a consultoria tem o objetivo de ajudar a dar mais confiança e segurança ao cliente.

De maneira geral, é feito um trabalho que começa de fora para dentro. Ao trabalhar o estilo e a imagem pessoal, o cliente se sente empoderado e com autoestima elevada o suficiente para alcançar suas metas.

Então, o que faz um consultor de estilo?

Bom, agora você já sabe que existem diferenças entre a consultoria de imagem e a consultoria de estilo. Mas para entender melhor, vou explicar como funciona cada uma e como se tornar um profissional da área.

Para começar, é importante não confundir estilo com moda. Isso porque o estilo é algo pessoal, que não necessariamente está atrelado a tendências, como acontece no caso da moda.

A moda define padrões a serem seguidos em determinados períodos. É algo mais superficial, ligado à aparência.

Já o estilo tem a ver com personalidade, com a expressão dos sentimentos no jeito de se vestir, no corte de cabelo e no comportamento, por exemplo.

Também chamada de personal stylist ou fashion stylist, uma consultoria de estilo leva o cliente a buscar autoconhecimento e entender como pode expressar a sua personalidade no seu exterior de maneira positiva. E isso, claro, sem perder a sua essência e sem que seja preciso se enquadrar na moda.

Na consultoria de estilo, o cliente aprende a se vestir bem e de maneira adequada, entende qual é o melhor corte de cabelo para o seu formato de rosto e para a imagem que quer passar, além de ter acesso à sua paleta de cores pessoal, escolhendo então aquelas que mais lhe agradar.

Nesse caso, a moda e as tendências podem sim aparecer, mas como ferramentas na construção do estilo pessoal, e não de forma ditatorial.

Então, para oferecer o serviço de consultoria de estilo, é preciso ter em mente que será necessário ter bastante empatia, saber ouvir e entender as dores e os desejos dos clientes.

Além disso, é importante estar atento às tendências, à moda e conhecer técnicas que possam ser aplicadas durante a consultoria de estilo, como é o caso do visagismo.

Entretanto, não existe uma faculdade ou um curso reconhecido que forme profissionais nesse segmento. Você pode procurar por cursos livres na área para se aprimorar. Além disso, é importante buscar conhecimento em oficinas, palestras e workshops sobre maquiagem, comportamento, moda, entre outros assuntos.

Agora, se você quer fazer um curso de nível superior ou técnico com a intenção de trabalhar com consultoria de estilo, os mais indicados são aqueles relacionados à psicologia, moda e design, por exemplo.

E a consultoria de imagem, como funciona?

Quando falamos em consultoria de imagem, ela costuma estar atrelada, também, ao estilo. Isso porque o ideal é sempre manter a personalidade e os gostos pessoais de cada pessoa, de maneira que ela se sinta segura com a imagem construída.

No entanto, a consultoria de imagem vai um pouco além das características físicas como cabelo e roupas. Ela passa também pelo comportamento, e ajuda o cliente a encontrar caminhos de trabalhar seu branding pessoal ao construir uma imagem que corresponda à maneira como quer ser visto pelas pessoas.

Você deve saber que nem sempre conseguimos fazer com que as pessoas nos percebam do jeito que queremos, certo? É exatamente nesse aspecto que uma consultoria de imagem pode ajudar, construindo até mesmo uma boa reputação.

Uma consultoria de imagem pode ser prestada até mesmo para empresas, por exemplo. A finalidade, na maioria dos casos, é ajudar os funcionários a se apresentarem de maneira que reflita a filosofia da companhia.

Existem alguns pontos em comum entre a consultoria de imagem e a de estilo. Um deles é o incentivo pela busca do autoconhecimento pelos clientes.

Além disso, os dois serviços procuram usar ferramentas como as tendências da moda e técnicas de visagismo para ajudar os clientes a passarem uma imagem positiva sem deixar de lado suas características.

Sendo assim, as recomendações para seguir a carreira e prestar consultoria de imagem são, basicamente, as mesmas que dei no tópico anterior sobre a consultoria de estilo.

E então, ficou mais claro quais são as diferenças entre Consultoria de Imagem e Consultoria de Estilo? Se ainda restou alguma dúvida, deixe-a para mim pelos comentários! 

Comentários

comentários